China Derruba Esquema de Pirâmide Envolvendo Criptomoedas


A polícia da cidade chinesa de Xi’an prendeu na manhã de terça-feira (17) fundadores de um esquema de pirâmide de criptomoedas em todo o país, que acumulou 86 milhões de yuans (13 milhões de dólares) de mais de 13 mil investidores, de acordo com o site Chinese Business View.

Um homem de sobrenome Zheng teria sido o mentor da ideia de lançar no mercado a plataforma DBTC e a disponibilizar para os usuários de 28 de março a 15 de abril deste ano.

Zehng, junto com os administradores do DBTC, Zhang Mou e Li Mou, e o vice-presidente de marketing, Gou Certa, começaram, em outubro de 2017, a trabalhar no projeto Multi-Level Marketing (MLM) e venderam uma moeda criptografada ao preço de 3 yuans (48 centavos de dólar).

Depois, foi criada a plataforma “DBTC”. O resultado foi que mais de 13 mil pessoas se registraram e investiram no negócio, que não parou na China. Com o intento de promover o projeto, a equipe também visitou o Camboja.

Os membros precisavam a investir 3 milhões de yuans (400 mil dólares) inicialmente, para receber 80 mil yuans (12.732 dólares) todos os dias e mais de 2 milhões de yuans (300 mil dólares) por mês.

Para enganar os potenciais interessados no esquema de pirâmide, os golpistas usaram uma criptomoeda chamada Da Tang Coin (DTC), ligada à DTC Holding – uma empresa registrada em Hong Kong sob o controle do suspeito.

O que atraiu os investidores foram as promessas de retornos extremamente elevados. Além disso, ganhou maior respaldo com o fato da corretora chinesa ter contratado como presidente da DTC Holding um “profissional” estrangeiro.

A DBTC (plataforma que operava a Da Tang Coin) alterou o valor de sua própria criptomoeda, além de criar um “prêmio de ganhos compartilhados” e “Prêmio de desempenho de equipe” para recompensar os membros dos times.

Isso ocorreu até que a Secretaria de Segurança Pública de Xi’an, juntamente com o Destacamento de Investigação Econômica prendeu no último dia 15 nove suspeitos a partir de queixas de usuários.

Pirâmide financeira e criptomoedas

O Departamento de Investigações Econômicas do Departamento de Segurança Pública de Xi’an, contudo, recebeu um relatório, em 4 de abril, de que uma plataforma online era suspeita de esquemas de pirâmide.

No dia seguinte, após perceber que se tratava de pirâmide financeira, o Escritório de Segurança Pública de Xi’an criou uma força tarefa que foi liderada pelo Destacamento de Investigação Econômica.

Depois de nove rodadas de investigações e operações contínuas nos primeiros dias é que se concluiu que Zheng, junto aos administradores de plataformas de rede, Zhang Mou e Li Mou, organizava todo o esquema, e contava com o vice-presidente de marketing Gou para realizar as atividades criminosas.

Em face de crescente fraudes envolvendo moedas criptografadas através de esquemas piramidais sob a promessa de retornos impossíveis, em janeiro desse ano, o Ministério de Segurança Pública da China e a Administração Estatal da Indústria e Comércio (SAIC) iniciaram investigações em todo o país para pôr fim aos chamados “Marketing multinível” relacionados à criptografia.

  • Os Maiores Especialistas em Bitcoin do Brasil em um Congresso Online Gratuito, acesse: https://goo.gl/sTK4HG

 

BitcoinTrade

BitcoinTrade é a plataforma mais segura do Brasil para comprar e vender Bitcoin e Ethereum, junte-se agora a mais de 135 mil clientes satisfeitos. Gerencie também suas moedas digitais utilizando nosso aplicativo para dispositivos com iOS ou Android. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

O post China Derruba Esquema de Pirâmide Envolvendo Criptomoedas apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

From: Alexandre Antunes https://ift.tt/2qJY5mI

No comments:

Powered by Blogger.